segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Zumbilândia - 2009

ZUMBILÂNDIA
DADOS TÉCNICOS
Titulo original: Zoombieland
Duração: 1h e 20m aprox.
Direção: Rubem Fleischer

SINOPSE
Dois homens encontram uma maneira de sobreviver a um mundo invadido por zumbis. Columbus (Jesse Eisenberg) é um grande covarde – mas quando se tem medo de ser devorado, ele pode mantê-lo vivo. Tallahassee (Woody Harrelson) é um degolador de zumbis. A dupla junta forças com Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin), que também têm encontrado maneiras de sobreviver ao caos causado pelos vivos-mortos. Eles terão de determinar o que é pior: confiar uns aos outros ou sucumbir aos zumbis.

Para baixar o filme Clique aqui

-----------

Seria prepotência dizer que um filme aparentemente vazio tem um conteúdo psicológico? Talvez sim, talvez não. A verdade é que onde existe um ser humano, existe uma psique, então existe um conteúdo psicológico lá.
Então, porque não dizer que há conceitos da psicologia envolvendo filme de comédia sobre zumbis?
A questão é que o filme não é apenas uma simples comédia, pode ser vista também como uma critica a sociedade moderna, onde o caos está instalado de tal forma que as pessoas  precisam criar suas próprias regras para sobreviverem, e o mais difícil, achar “aliados” nessa incansável luta da sobrevivência.
Ainda na mesma linha de raciocínio, o fato de não deixar ser “contaminado” pelos zumbis, é forma de mostrar que não quer ser alienado pela sociedade que se vive, tentando manter a sanidade de forma saudável.
Sabe-se que em uma sociedade há uma diferenciação entre as pessoas, seja por status social, crença, roupas, entre outros. O que ocorre é que as minorias sempre acabam sendo desfavorecidas e assim, perseguidas, o filme mostra claramente essa perseguição.
Outro ponto de vista interessante também é que mesmo em meio a todo caos os personagens conseguem encontrar autonomia, ou seja, consegue fazer suas próprias escolhas, tomar decisões frente às necessidades encontradas, sendo livre para fazer escolhas e agir. Embora ocorra conflitos e diferenças, a autonomia é preservada, o que ocorre são junções de valores para alcançar objetivos em comum (manter-se vivo).

Fonte: Fonte 1

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Bem-me-quer, mal-me-quer - 2002



BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER


DADOS TÉCNICOS
• título original: À la Folie... Pas du Tout
• duração: 01 hs 32 min
• direção: Laetitia Colombani


SINOPSE
Angélique (Audrey Tautou) é uma artista plástica que desenvolve uma paixão desmedida pelo médico Loïc (Samuel Le Bihan). A despeito de tudo o que seus amigos lhe dizem e de diversos acontecimentos que provam o contrário, Angélique persiste na idéia de que Loïc também a ama, transformando o que de início parecia ser um desencontro amoroso em uma perigosa obsessão.


Link para baixar o filme: Bem me quer, mal me quer
Não conto o final do filme, porém, cito parte dele para contextualizar o que estou dizendo no texto a seguir.


---------


Obras cinematográficas, exploram diversas doenças mentais, muitas vezes baseados em fatos reais, como “Uma mente brilhante” que conta o caso de Jonh Nash, um esquizofrênico.
O filme “bem-me-quer, mal-me-quer”, fala de um transtorno psiquiátrico da linha das psicoses, chamada de erotomania ou Síndrome de Clérambault.
A erotomania é convicção delirante que, por parte do paciente, sente ser amado por alguém com uma condição social mais elevada que a sua e esse amor ocorre de forma que eles se comunicam através de olhares, bilhetes, disposições de objetos e coisas ditas em publico. Esse transtorno ocorre tanto em culturas orientais como em ocidentais, não fazendo distinção de idade nem tampouco de gênero, afetando tanto homens como mulheres.
Tal transtorno pode, por vezes, resultar em situações constrangedoras para ambos os envolvidos, porém para o erotomaniaco, tal situação é apenas mais um desencontro do casal, mesmo que o outro diga claramente que não o ama.


No filme em questão, primeiramente parece que acontecem apenas desencontros amorosos entre os protagonistas, porém o que acontece na verdade é que Angélique sofre de uma psicose chamada de erotomania.
Sabe-se que nesse tipo de psicose qualquer tipo de contato ou um simples gesto da pessoa amada, faz com que possa parecer uma imensurável declaração de amor. Assim como descrito pela literatura, que o objeto de amor é sempre alguém com uma classe social mais elevada assim é em “bem-me-quer, mal-me-quer”, Loic é médico, cardiologista, muito bem conceituado, e Angelique uma estudante de artes, que faz coisas inacreditáveis pelo amor que ela acredita ter do seu vizinho.
O fato de sentir-se rejeitada ou sentir que alguém possa prejudicar o objeto de amor faz com que uma pessoa em delírio erotomaníaco chegue no ponto de cometer um crime.
Como o filme ocorre em duas visões diferentes, vê-se bem que a visão do psicótico além de fora da realidade, parece extremamente convincente de que tudo que acontece são situações reais. A visão de Angelique, mostra todas as “flores” do seu relacionamento com Loic, e as rejeições como desencontros por conta da esposa. Já na versão de Loic, o qual sente-se perseguido por alguém, desconfia de sua secretaria, um colega de trabalho e de uma paciente, porém não desconfia da principal suspeita, a sua própria vizinha, que entendia como gestos de amor, pequenos favores, uma carona, por exemplo.
Sobre o filme e o tema poderiam ser relatados muitos mais coisas, porém, seria uma análise muito mais aprofundada, o que requer mais tempo e termos mais científicos, e não é esse meu objeto.


Até mais.


Fonte: http://www.psiqweb.med.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Phenomena - 1985


PHENOMENA

DADOS TÉCNICOS

Diretor: Dario Argento
Audio original: Italiano/Inglês
Duração: 1h e 49 min

SINOPSE


Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de uma estrela americana do cinema, estuda em uma escola suíça sob a tutela de severa Mrs. Bruckner (Daria Nicolodi). Possuindo o dom da telepatia, Jennifer comunica-se instintivamente com insetos, especialmente quando ela ataques de sonambulismo. Isso causa alguns problemas de relacionamento com seus colegas de escola, mas desperta o interesse do entomologista Dr. MacGregor (Donald Pleasence), que frequentemente usa as habilidades dos insetos para ajudar nas investigações da polícia. Na escola de Jennifer há um serial killer espalhando o medo no lugar e a intenção do Dr. MacGregor é utilizar a moça como isca para capturar o criminoso.

Link para baixar o filme : http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/08/phenomena-1985.html

Recomendo ver o filme para ter uma idéia melhor da análise.

O texto a seguir contém spoiler.

--------

Filmes de suspense com serial killer sempre chamam a atenção, pois esses criminosos hora ou outra acabam aparecendo nos noticiários e sendo manchetes dos principais jornais do pais, e muitas vezes ficam até mundialmente conhecidos.

Pra quem não sabe o serial killer (assassino em série) é um assassino que mata um tipo pré-determinado, e geralmente escolhe suas vitimas antes de cometer um crime, diferente de um crime passional, o qual o assassino mata por algum sentimento, como raiva, fúria ou mesmo o “amor”. As causas psicológicas e neurológicas de um serial killer ainda são muito controversas, pois além da incrível capacidade de seduzir as suas vitimas, na maioria dos casos, também espanta a frieza com a qual falam sobre o que fizeram, como se fosse algo comum a vida dele. Sabe-se também que o serial killer sofre de um transtorno psiquiátrico chamado “transtorno de personalidade anti-social” ou “psicopatia” o qual um desses sintomas é a frieza em fazer as coisas sem se preocupar com a lei, ele pensa apenas em seu próprio prazer.

O filme Phenomena, não é um filme recomendado para quem tem um estomago fraco, embora seja uma característica dos filmes de horror dos anos 80 serem exarcebados, não é um filme que se vê com os filhos pequenos, além das cenas cruéis (e até bizarras) ainda há cenas não muito agradáveis de serem vistas.

A protagonista do filme, uma adolescente que se muda de pais para estudar num colégio interno sofre de um distúrbio do sono, o sonambulismo, o qual pode ser um distúrbio neurológico em um dos estágios do sono, que a pessoa faz coisas enquanto dorme, juntamente com esse distúrbio, a protagonista possui poderes paranormais com relação aos insetos, que não entrarei nesses assunto.

Ao decorrer do filme, a personagem vai à busca do serial killer que matou garotas do colégio o qual estuda. O serial killer mata adolescentes indefesas e que estão sozinhas no momento da captura e morte. Como na grande maioria dos assassinos em série, no filme ele tem um modo especifico de matar suas vitimas, e como em todo bom filme de suspense, o mesmo só é revelado ao final, porém com vários indícios durante o filme de quem seria. Pelas atitudes e falas próprias.

Assim como no filme há um “cemitério” (nada convencional) com suas vítimas que também é considerada uma característica de um serial killer é guardar consigo os corpos ou parte deles, das mais diversas formas, não há um padrão a ser seguido na forma da morte ou tortura de um psicopata, há padrões genéricos. Que precisaria de um estudo muito mais aprofundado para o entendimento.

Bem, por hora é o que posso falar desse filme, com o tempo aprimorarei meus conhecimentos sobre os diferentes assuntos.

Até a próxima.

sábado, 21 de agosto de 2010

Porque o Blog??

Já existem tantos blogs por ai, porque criar mais um?
É... Boa pergunta mesmo, mas tenho alguns bons motivos pra isso, vamos lá:

1º - É uma ideia que surgiu ha um ano atrás no meio de uma conversa no estágio que eu fazia, e me interessou muito.
2º - Vou juntar as duas coisas que eu gosto e sei fazer. (psicologia e cinema)
3º - Andei pesquisando e não existem muitos blogs com essa idéia, então, a chance de dar certo é bem grande. Pelo menos é o que eu espero.

O intuito, não é ganhar dinheiro, é somente mostrar que a psicologia não é somente para loucos, como a maioria das pessoas acham, e que pode estar em qualquer lugar, em qualquer contexto. Inclusive nos filmes.
É uma forma também de eu aprender mais sobre inúmeros assuntos. Não vou ficar falando psicologismos, estudarei sim, porém vou procurar escrever sempre de uma forma que um leigo possa entender perfeitamente.

Lembrando que sou bem aberta a sugestões de filmes e aberta a criticas desde que essas façam eu me aprimorar.

É isso, em breve terá algum filme. Espero que dê certo. Boa sorte pra mim!

Beijos! =**