terça-feira, 21 de setembro de 2010

I'm a cyborg, but that's ok

I’m a cyborg, but that’s ok
SINOPSE
Uma garota que pensa que é uma combatente ciborgue é internada em um hospital, onde encontra outros psicóticos. Eventualmente acaba se apaixonando por um homem que pensa que pode roubar a alma das pessoas. Filme de um dos nomes mais respeitados/comentados do cinema internacional hoje, o coreano Park Chan Wook, diretor de Oldboy.

DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Park Chan-Wook
Áudio original: Coreano
Duração: 107 min.
Para assistir: Clique aqui
Para saber mais: Clique aqui

---------------------------

O filme não fala apenas do recluso mundo de um sanatório, mas fala também que há amor na loucura. Ou loucura no amor. Como desde os antigos filósofos gregorianos já falavam.
Além da linda fotografia que o filme exibe, a delicadeza e até certa comicidade de assuntos tão sérios como a esquizofrenia e a anorexia psicótica.
A esquizofrenia é um distúrbio que envolve sinapses cerebrais, causando assim a alucinação. É também uma das estruturas da psique, dentro da teoria psicanalítica.
 Um dos traços marcantes da esquizofrenia são alucinações de grandiosidade, como salvar o mundo, ou salvar uma nação, ou alguém, como também as auditivas, exatamente como as da personagem do filme.
Um outro sintoma psicótico da personagem é a anorexia, a qual ela recusa-se comer, não para manter-se magra, ou por achar que está gorda, mas sim porque ela acreditava ser uma maquina e caso se alimentasse, prejudicaria o seu funcionamento, que era carregado através de pilhas.

 Fonte: Clique aqui

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Requiem -2006



REQUIEM
SINOPSE
O filme do diretor Hans-Christian Schmid conta a história, baseada em fatos reais, da personagem Michaela Klinger, 21 anos, uma jovem que deixa a casa de seus pais, católicos fervorosos, para freqüentar a universidade em Tübingen, na Alemanha Ocidental dos anos 1970. Feliz, ela aproveita a liberdade até então desconhecida. Mas Michaela está muito doente – sofre de epilepsia e tem alucinações. Desesperada, a jovem procura o pároco da cidade, que a coloca em contato com um jovem padre. As conversas e as orações parecem fazer bem à Michaela. Mesmo assim, a trama se desenrola. Os acessos continuam e também os pais começam a se preocupar. As crises vão piorando e essas pessoas passam a acreditar que Michaela tem mais do que uma doença convencional.

DADOS TÉCNICOS
Direção: Hans-Christian Schmid
Áudio original: Alemão
Duração: 88 min
Para assistir: Clique aqui

-----------

A literatura psiquiátrica mostra, descreve e classifica as diferentes doenças mentais, desde as mais leves até as mais severas, aquelas que chegam a comprometer a vida do individuo.
Como por exemplo, a epilepsia que é um transtorno neurológico que afeta tanto o físico como o psicológico do individuo. Quando em crise a pessoa não tem o controle dos movimentos dos membros.  É uma doença que pode ser tratada com medicamentos muito bem administrados, e que o individuo pode ter suas crises controladas.
Historicamente, a epilepsia chegou a ser considerada como uma possessão demoníaca, pelo descontrole que causa no corpo e expressões faciais de ordem do horror. Podendo causar espanto num primeiro momento.
Um caso bastante conhecido de epilepsia, dentro da igreja católica, é o caso da jovem alemã Anneliese Michel, que fora relatado em dois filmes distintos (réquiem e o exorcismo de Emily Rose), uma jovem criada nos preceitos católicos, com uma doença epilepsia seguida de delírios auditivos.
A jovem que começou com suas crises ao 16 anos, trata-se com remédios, porém suas crises aumentavam gradativamente seguindo também de alucinações. Pelos preceitos da igreja católica, a visão é de que a jovem sofria de possessão demoníaca, e foi submetida a várias sessões de exorcismos durante um certo período de tempo. Chegando até o momento de sua morte.
No filme, é possível visualizar de forma bem clara e realista o sofrimento e o desespero dessa jovem que sofria com essa doença, e a maneira como a família e os amigos lidaram com a situação.
A pergunta crucial talvez seja, “O que fazer em situações onde a medicina e o sobrenatural se misturam?”.
O que acontece, na verdade, é que a visão distorcida de muitas pessoas, até nos dias atuais, acabam encarando uma doença séria como algo do nível sobrenatural, e colocam a vida de seus familiares, ou a própria vida em risco. O caso de Anneliese Michel é um desses casos. De acordo com a psicologia, uma alucinação visual ou auditiva, nada mais é do que uma manifestação exarcebada do inconsciente. Onde a pessoa escuta de fato alguém falando com ela, alguém que não existe no concreto, porém existe na realidade daquele individuo. Um tanto quanto confuso esse conceito, mas na psicose é isso que acontece, é realidade para a pessoa.

Fonte: A psicose e o laço social - Antonio Quinet 

domingo, 5 de setembro de 2010

Herança Maldita - 2008


HERANÇA MALDITA

Título Original: Baby Blues
Gênero: Terror / Thriller
Direção: Lars Jacobson e Amardeep Kaleka
Tempo de Duração: 77min

Sinopse: A psicose pós-parto é um dos casos mais sério de depressão que ocorrem com mulheres que dão a luz. Baseado em fatos reais, Herança Maldita contra a história de um jovem de dez anos, Jimmy, que é forçado a proteger seus irmãos de um mal inevitável, que os ameaça em uma tranquila fazenda. Eventos surpreendentes o farão querer que um mal como este nunca entre em sua casa.

Link para o filme clique aqui

-------

Os casos de psicose pós-parto ocorrem entre um e dois cada mil partos, o que pode ser considerado uma alta incidência em relação ao numero de partos diários.  Esse tipo de psicose causa graves prejuízos funcionais da mulher, ou seja, ela deixa de fazer o que seria normal, como cuidados com ela e/ou bebe, podendo causar seu suicídio ou mesmo  o infanticídio (assassinato do bebe). Após a ocorrência de psicose pós-parto, pode aumentar as chances de 30% a 50% nos partos posteriores.
Entre os sintomas da psicose pós-parto estão a perda do senso de realidade, delírios e alucinações. É necessário que a família e os médicos que acompanham a mãe e o bebê sejam alertados, pois tanto mãe quanto bebê correm risco de vida.  
Numa visão psicanalítica, na psicose pós-parto, durante o surto, para a mulher o bebe não existe enquanto real. O que acontece é que o bebê passa a ocupar um espaço vazio que é preenchido por elementos do psiquismo (mente) da mãe, porém que não fazem parte da realidade, é cindido, ela (a mãe) não faz diferenciação entre o que é real e o que é fantasia. Essas fantasias, por vezes são ocultadas pela mulher, pois ela encontra-se paranóide. Diferente das fantasias esperadas sobre o suposto roubo ou perda do bebê, que são normais. E fazem parte desse processo que a mulher passa. Quando ocorre casos de psicose, a angustia que essas fantasias causam são de ordem insuportável, e então pode ocorrer rituais obsessivos e pensamentos desconexos. Um histórico psiquiátrico com surtos anteriores traz fortes indícios de risco nestes casos.
Pensamentos paranóicos instauram-se desde o começo do filme, seguidos de alucinações. Inicialmente o filme mostra bem como são essas alucinações paranóicas. Mostra também a perca da realidade e alucinações auditivas e pensamentos totalmente desconexos.
No decorrer do filme é visível que não há apenas uma psicose pós-parto, embora seja esse o tema principal do filme, mas existe também uma psicose de cunho secundário, provavelmente que teve seu inicio juntamente com a depressão puerperal.  
A série de acontecimentos mostra também como a patologia da mãe pode causar danos aos filhos. A nível imediato, mas também (e principalmente) a longo prazo.

Fontes: Fonte 1
Fonte 2: DEPRESSÃO PÓS-PARTO, PSICOSE PÓS-PARTO E TRISTEZA MATERNA*
Vera Iaconelli
*Artigo publicado na Revista Pediatria Moderna, Julho-Agosto, v. 41, nº 4, 2005.

--------------

PS: à respeito dos comentários na postagem anterior, meu objetivo aqui não é descrever TODOS os aspectos psicológicos (ou subjetivos) envolvidos em um filme, seja ele qual for, é pura e simplesmente mostrar que  há coisas que podem ser discutidas sob uma ótica psicológica. Levando em consideração que o blog não é feito para psicólogos, nem para cineastas ou cinéfilos, e sim para qualquer pessoa que possa achar interessante. Não adianta eu me aprofundar em determinado assunto, dizer varias coisas cientificas e um leigo não entender nada. Se quer saber sobre ciência indico o scielo tem ótimos artigos científicos lá, inclusive procuro sempre me basear por lá para escrever os textos daqui. Sugestões e críticas de como posso melhorar, serão sempre muito bem vindas.