quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Martires - 2008



França, começo dos anos 70.
Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu.
Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu.
15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequencias imprevisíveis.

Título Original: Martyrs
Gênero: Drama, Terror
Direção: Pascal Laugier
Duração: 97 minutos
ATENÇÃO!! Texto contém spoiler!

----------------------------------------------------------------------------
Minha intenção no blog, é desde o começo, fazer uma análise baseada na psicologia seja dos personagens, cenas ou aspectos dos filmes. Porém devo dizer, o filme é incrivelmente bem filmado. Atuações, iluminação, maquiagens, direção, roteiro, tudo muito bem feito. 
Tecnicamente (se é que entendo disso) o filme é impecável.

Até que ponto é possível suportar um sofrimento e manter a sanidade? Até o ponto de perder a noção do que é realidade ou sonho ou uma fantasia da mente, ou até o ponto de quase morte, mantendo a mente dentro dos padrões "normais"?
É isso que o filme mostra do começo ao fim.
Lucie, a garota que consegue fugir de tal organização, e que nao consegue salvar uma outra garota que era submetida aos mesmos tratamentos que ela.
Quando ela está no hospital, com sua amiga Anna, mostra ela toda cortada, seria talvez um aprendizado de sentir prazer com a dor, por conta do que tinha acontecido anteriormente? É o que parece. Porém ao decorrer do filme, quando mostra quinze anos depois, quando Lucie está totalmente descontrolada, e com sede de vingança, dá pra entender que, suas auto-mutilações não eram de sentir prazer com a dor, mas na verdade era uma forte alucinação. Que depois se mistura com vingança, quando ela mata todos que moram na casa e que depois tbm é morta... Visto que Lucie, tinha um tipo de alucinação, a qual se nao for diagnosticada e tratada corretamente, pode causar serios danos à pessoa, no caso de Lucie, a própria morte.
Os acontecimentos posteriores do filme mostram toda a tragetória das torturas, até o ponto de causar alucinação em Anna tbm. Será que é possivel "provocar" uma doença psiquiatrica grave, em um pessoa aparentemente normal?
Na verdade, Freud disse que o neurótico frente a um sofrimento muito intenso, opta por uma de duas alternativas, a morte ou a loucura. Vendo que Anna nao tinha forças para se matar, optou pela via da loucura.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

bullying - 2009


SINOPSE
Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. E no princípio tudo parecia ir bem. Mas o destino vai reservar um choque, porque quando Jordi ultrapassar o limiar da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira do inferno em si.

DADOS TECNICOS
Diretor: Josetxo San Mateo
Áudio: Espanhol
Duração: 95 min.


Link do filme


----------------------------------------------------


De forma clara e explicita o filme trata de um assunto atual, importante e que muita gente ainda não tem conhecimento. O bullying, é um tipo de abuso que sempre aconteceu nas escolas,  que somente nos dias de hoje vem sendo divulgado.
O abuso começa de forma gratuita, com uma vitima eleita de forma especifica, por uma pessoa ou grupo de crianças/adolescentes. É sempre alguém que é considerado diferente por essas pessoas, seja pela etnia, opção sexual, ser baixo, alto, magro ou gordo. Não existe um perfil especifico para vitimas do bullying, porém existe um perfil do abusador, é sempre alguém que é considerado "popular" por um grupo de pessoas, e que exerce certa influencia para com os demais, é sempre um líder.
Jordi é novo na escola, mostra-se um garoto frágil pela morte do pai, e sem amigos. Nacho, líder do grupo, se aproveita da situação, e começa a incomodar Jordi.
O que acontece com personagem de Jordi, é o que acontece nas muitas escolas do mundo, a vitima sente-se tão ameaçada pelos colegas que sente medo de ir até a escola, ficam doentes para faltarem as aulas entre outras coisas. O mais importante, é que a vitima, geralmente sente-se tão ameaçada, que sofre calada, muitas vezes a escola ou os pais não acreditam no que ocorre. E o abusador, como no caso de Nacho, é dissimulado a tal ponto de fingir ser amigo próximo da vitima para não levantar suspeitas.
Encontrar alguém semelhante, que passe por algo parecido, como Jordi fez durante o filme, pode ajudar a suportar tais abusos.
Embora o filme não mostre de forma explicita o que aconteceu com a turma que abusa de Jordi, e embora a diretora tenha sido negligente, como acontece muitas vezes, é importante dizer que os abusadores, não somente devem ser penalizados, como educados a não terem mais esse tipo de conduta, devem ser ensinados que uma violência gratuita contra alguém inocente, pode trazer consequências trágicas, muitas vezes.