quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Martires - 2008



França, começo dos anos 70.
Lucie uma garota de 10 anos, esteve desaparecida por um ano quando é finalmente encontrada numa estrada, louca e desorientada, sem conseguir contar o que aconteceu.
Seu corpo apesar de maltratado não tem indícios de violência sexual, então é levada a um hospital onde se afeiçoa a outra garota chamada anna, que passa a cuidar dela e estreitar os laços de amizade para que supere a experiência traumática que viveu.
15 anos depois, Lucie está completamente fora de controle, em busca dos responsáveis por todo aquele sofrimento, envolvendo Anna em acontecimentos com consequencias imprevisíveis.

Título Original: Martyrs
Gênero: Drama, Terror
Direção: Pascal Laugier
Duração: 97 minutos
ATENÇÃO!! Texto contém spoiler!

----------------------------------------------------------------------------
Minha intenção no blog, é desde o começo, fazer uma análise baseada na psicologia seja dos personagens, cenas ou aspectos dos filmes. Porém devo dizer, o filme é incrivelmente bem filmado. Atuações, iluminação, maquiagens, direção, roteiro, tudo muito bem feito. 
Tecnicamente (se é que entendo disso) o filme é impecável.

Até que ponto é possível suportar um sofrimento e manter a sanidade? Até o ponto de perder a noção do que é realidade ou sonho ou uma fantasia da mente, ou até o ponto de quase morte, mantendo a mente dentro dos padrões "normais"?
É isso que o filme mostra do começo ao fim.
Lucie, a garota que consegue fugir de tal organização, e que nao consegue salvar uma outra garota que era submetida aos mesmos tratamentos que ela.
Quando ela está no hospital, com sua amiga Anna, mostra ela toda cortada, seria talvez um aprendizado de sentir prazer com a dor, por conta do que tinha acontecido anteriormente? É o que parece. Porém ao decorrer do filme, quando mostra quinze anos depois, quando Lucie está totalmente descontrolada, e com sede de vingança, dá pra entender que, suas auto-mutilações não eram de sentir prazer com a dor, mas na verdade era uma forte alucinação. Que depois se mistura com vingança, quando ela mata todos que moram na casa e que depois tbm é morta... Visto que Lucie, tinha um tipo de alucinação, a qual se nao for diagnosticada e tratada corretamente, pode causar serios danos à pessoa, no caso de Lucie, a própria morte.
Os acontecimentos posteriores do filme mostram toda a tragetória das torturas, até o ponto de causar alucinação em Anna tbm. Será que é possivel "provocar" uma doença psiquiatrica grave, em um pessoa aparentemente normal?
Na verdade, Freud disse que o neurótico frente a um sofrimento muito intenso, opta por uma de duas alternativas, a morte ou a loucura. Vendo que Anna nao tinha forças para se matar, optou pela via da loucura.

21 comentários:

  1. Esse filme tem tanta informaçao que nao da pra "analisar" tudo.Mas pensei exatamente se a "loucura" poderia ser algo provocado.Tendo em vista que a linha entre locura e razao é tao tenue nao ficaria surpresa se isso de fato for verdadeiro. O ambiente em que Anna se encontrava de certa forma contribuiu para que ela entrasse nesse processo loucura-sanidade.
    Talvez Freud esteja certo ao dizer que as unicas alternativas em momentos de grande sofrimento sejam a morte ou a loucura mas dentro dessa locura devemos encontrar muitas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo desse seu comentário final, Mari. Não acho que ela tenha escolhido a loucura. Na minha opinião, o "experimento" não havia dado certo devido ao fato das outras "cobaias" terem enlouquecido antes do final, tornando qualquer tipo de relato não-aceitável (não daria para saber se o que a pessoa viu foi real ou alucinação). A Anna aceitou a morte, ela sabia que aguentando o que quer que fosse, mais cedo ou tarde ela morreria e tudo terminaria, e essa aceitação a manteve lúcida até o final.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito bom .

    Parabéns pelo blog , só falta vc postar com mais frequência ;)

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    Parceria?
    meu blog: www.redefilmesonline.net

    Adiciona meu link, que adiciono também.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto me deixou instigado pelo lado psicológico e pervertido do filme - estou baixando!

    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adoraria seus comentários sobre "Entre Irmãos" [http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/08/entre-irmaos-2009.html ].Prato cheio para o que seu blog propõe.
    Isto se depois de meus comentários em A Pianista eu ainda tiver voz por aqui....
    abs

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo blog, são poucos que tem esse tipo de informação, poste com mais frequencia e terá mais leitores
    Estou baixando todos os filmes que posta aqui ultimamente HAHA
    Você poderia comentar sobre o filme Donnie Darko?

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari, vim seca dar minha opiniao sobre sua resenha mas a Mara ja tirou as palavras da minha boca lá em cima.
    Os experimentos de Martyrs vão mt além da loucura, se vc viu o filme ate o final, vê que o objetivo dos toturadores na verdade é obter o estado da mente mais proxima do pós-morte, a fim de descobrir oq há do outro lado, oq nada tem a ver com loucura. A tese é basicamente que mártires são estas pessoas resistentes ao sofrimento extremo e que tem a capacidade de enxergar oq seres humanos comuns (loucos ou lúcidos) não são capazes. Vai a um ponto que nem a psicologia é capaz de entender ;)

    ResponderExcluir
  9. Estarei acompanhando teu blog, estará linkado entre meus preferidos, podemos fazer uma parceria?

    Indiquei teu blog para o selo Ingmar Bergman

    ResponderExcluir
  10. Oiii...

    Que bom encontrar mais espaços deste tipo: com conteúdo e simplicidade!!

    Adorei e retorno... já estou seguindo!!

    Quando puder, passe em meu espaço também: oteatrodavida.blogspot.com

    Abraços e happy new year...

    Kleber

    ResponderExcluir
  11. "Parabéns!
    Seu Blog é finalista para receber o Selo Ingmar Bergman! Veja as regras e o que foi dito a respeito nos links: http://filocinetica.blogspot.com/ ou http://cinebuli.blogspot.com/
    A premiação será dia 14/01/2011. Até lá.

    ResponderExcluir
  12. Otimo trabalho.
    Confesso que fiz uma leitura bem dinâmica por hora... mas voltarei para ler melhor!

    excelente iniciativa!

    no momento estou na reta final do curso de psicologia!!

    http://poesiaspoemasedevaneios.zip.net/

    meu blog de poesias, caso queira responder.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Seu blog é um dos vencedores do Prêmio "Selo Ingmar Bergman".

    Segue o link de indicação final. As regras podem ser lidas a partir de um link na mesma postagem.

    http://cinebuli.blogspot.com/2011/01/1-premio-selo-ingmar-bergman.html

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. adorei seu Blog, tenho paixão por esse tipo de filmes , tenho varias dicas sobre outros filmes...
    se quiser entre em contato , tenho sonho de ser piscologo tbn . parabens

    ResponderExcluir
  15. Sou terapeuta holistico e eu vou assistir o filme, porque o que me chamoua atenção é que, no dia 17/02/2010 eu sofri 14 golpes de facas e a praticamente a 1 ano que minha mente pede por justiça, pois, os meliantes estão a solta.

    ResponderExcluir
  16. vc pode falar sobre o filme as pontes de madison

    ResponderExcluir
  17. Oi Mariliane!

    Adorável a proposta do blog.
    Preciso conferir este filme, ao ler tua resenha fiquei realmente pensando no quanto a psicopatia, de modo geral, é revelada em filmes! desde a década de 40, ou antes, parece que sempre houve um certo interesse em trabalhos relativos. Outro detalhe que me intriga muito, é compreender personagens a partir da estrutura: psicóticos que parecem perversos e seu oposto! acho interessantíssimo!

    Parabéns pelo blog!

    Abraços,

    www.cinefreud.com

    ResponderExcluir
  18. Fiquei contente quando achei o blog, espero que continue dando certo esse projeto.
    Sou estudante de psicologia e também amo a sétima arte.
    Acredito que conheça Ingmar Bergman, mas caso não o conheça recomendo 'Face a Face' e 'Morangos Silvestres',acredito que daria uma boa análise aqui no blog.
    Julliane.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o blog, pena que ele está parado.. =/

    Gostaria de indicar o filme Veronika decide morrer, é lindooo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Maraliane. Acabei de ler sua postagem. Parabéns pelo excelente conteúdo e iniciativa louvável em difundir cultura. Sou um apaixonados pelos, livros, por filmes e pela arte. Como professor - filosofia e espanhol-, procuro seguir uma temática parecida com a sua. Posto, também, lá no meu blogger- Sapere-Aude-, filmes em que faço abordagem no campo da filosofia. E como leitor de Freud vivo respirando este universo. E por isso que ,aqui, estou. Acerca do filme, Marires, eu, ainda, não vi. Confesso que desde já entrou para minha lista. Quando você disse que Freud ao analisar o neurótico frente a um sofrimento ele sempre vai optar por duas vias, a saber: a loucura e a morte, é bem verdade que antes dele um filósofo alemão chamado Schopenhauer (1788-1860)em sua obra "A Metafísica da Morte", já falava disso. Portanto, acho que Freud bebeu dessa fonte. Os argumento de Freud sempre tem uma pitada filosófica. Tenho feito umas abordagens a respeito de Nietzsche com dois filmes sobre ele no meu blogger, a saber: "Quando Nietzsche chorou" e "Dias de Nietzsche em Turmim". No mais esta sendo um prazer conhecer seu espaço. Voltarei outra vezes aqui. Agora como seguidor. Um abraço e espere sua visita, também. Até...

    ResponderExcluir