domingo, 22 de agosto de 2010

Phenomena - 1985


PHENOMENA

DADOS TÉCNICOS

Diretor: Dario Argento
Audio original: Italiano/Inglês
Duração: 1h e 49 min

SINOPSE


Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de uma estrela americana do cinema, estuda em uma escola suíça sob a tutela de severa Mrs. Bruckner (Daria Nicolodi). Possuindo o dom da telepatia, Jennifer comunica-se instintivamente com insetos, especialmente quando ela ataques de sonambulismo. Isso causa alguns problemas de relacionamento com seus colegas de escola, mas desperta o interesse do entomologista Dr. MacGregor (Donald Pleasence), que frequentemente usa as habilidades dos insetos para ajudar nas investigações da polícia. Na escola de Jennifer há um serial killer espalhando o medo no lugar e a intenção do Dr. MacGregor é utilizar a moça como isca para capturar o criminoso.

Link para baixar o filme : http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/08/phenomena-1985.html

Recomendo ver o filme para ter uma idéia melhor da análise.

O texto a seguir contém spoiler.

--------

Filmes de suspense com serial killer sempre chamam a atenção, pois esses criminosos hora ou outra acabam aparecendo nos noticiários e sendo manchetes dos principais jornais do pais, e muitas vezes ficam até mundialmente conhecidos.

Pra quem não sabe o serial killer (assassino em série) é um assassino que mata um tipo pré-determinado, e geralmente escolhe suas vitimas antes de cometer um crime, diferente de um crime passional, o qual o assassino mata por algum sentimento, como raiva, fúria ou mesmo o “amor”. As causas psicológicas e neurológicas de um serial killer ainda são muito controversas, pois além da incrível capacidade de seduzir as suas vitimas, na maioria dos casos, também espanta a frieza com a qual falam sobre o que fizeram, como se fosse algo comum a vida dele. Sabe-se também que o serial killer sofre de um transtorno psiquiátrico chamado “transtorno de personalidade anti-social” ou “psicopatia” o qual um desses sintomas é a frieza em fazer as coisas sem se preocupar com a lei, ele pensa apenas em seu próprio prazer.

O filme Phenomena, não é um filme recomendado para quem tem um estomago fraco, embora seja uma característica dos filmes de horror dos anos 80 serem exarcebados, não é um filme que se vê com os filhos pequenos, além das cenas cruéis (e até bizarras) ainda há cenas não muito agradáveis de serem vistas.

A protagonista do filme, uma adolescente que se muda de pais para estudar num colégio interno sofre de um distúrbio do sono, o sonambulismo, o qual pode ser um distúrbio neurológico em um dos estágios do sono, que a pessoa faz coisas enquanto dorme, juntamente com esse distúrbio, a protagonista possui poderes paranormais com relação aos insetos, que não entrarei nesses assunto.

Ao decorrer do filme, a personagem vai à busca do serial killer que matou garotas do colégio o qual estuda. O serial killer mata adolescentes indefesas e que estão sozinhas no momento da captura e morte. Como na grande maioria dos assassinos em série, no filme ele tem um modo especifico de matar suas vitimas, e como em todo bom filme de suspense, o mesmo só é revelado ao final, porém com vários indícios durante o filme de quem seria. Pelas atitudes e falas próprias.

Assim como no filme há um “cemitério” (nada convencional) com suas vítimas que também é considerada uma característica de um serial killer é guardar consigo os corpos ou parte deles, das mais diversas formas, não há um padrão a ser seguido na forma da morte ou tortura de um psicopata, há padrões genéricos. Que precisaria de um estudo muito mais aprofundado para o entendimento.

Bem, por hora é o que posso falar desse filme, com o tempo aprimorarei meus conhecimentos sobre os diferentes assuntos.

Até a próxima.

2 comentários: