segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Requiem -2006



REQUIEM
SINOPSE
O filme do diretor Hans-Christian Schmid conta a história, baseada em fatos reais, da personagem Michaela Klinger, 21 anos, uma jovem que deixa a casa de seus pais, católicos fervorosos, para freqüentar a universidade em Tübingen, na Alemanha Ocidental dos anos 1970. Feliz, ela aproveita a liberdade até então desconhecida. Mas Michaela está muito doente – sofre de epilepsia e tem alucinações. Desesperada, a jovem procura o pároco da cidade, que a coloca em contato com um jovem padre. As conversas e as orações parecem fazer bem à Michaela. Mesmo assim, a trama se desenrola. Os acessos continuam e também os pais começam a se preocupar. As crises vão piorando e essas pessoas passam a acreditar que Michaela tem mais do que uma doença convencional.

DADOS TÉCNICOS
Direção: Hans-Christian Schmid
Áudio original: Alemão
Duração: 88 min
Para assistir: Clique aqui

-----------

A literatura psiquiátrica mostra, descreve e classifica as diferentes doenças mentais, desde as mais leves até as mais severas, aquelas que chegam a comprometer a vida do individuo.
Como por exemplo, a epilepsia que é um transtorno neurológico que afeta tanto o físico como o psicológico do individuo. Quando em crise a pessoa não tem o controle dos movimentos dos membros.  É uma doença que pode ser tratada com medicamentos muito bem administrados, e que o individuo pode ter suas crises controladas.
Historicamente, a epilepsia chegou a ser considerada como uma possessão demoníaca, pelo descontrole que causa no corpo e expressões faciais de ordem do horror. Podendo causar espanto num primeiro momento.
Um caso bastante conhecido de epilepsia, dentro da igreja católica, é o caso da jovem alemã Anneliese Michel, que fora relatado em dois filmes distintos (réquiem e o exorcismo de Emily Rose), uma jovem criada nos preceitos católicos, com uma doença epilepsia seguida de delírios auditivos.
A jovem que começou com suas crises ao 16 anos, trata-se com remédios, porém suas crises aumentavam gradativamente seguindo também de alucinações. Pelos preceitos da igreja católica, a visão é de que a jovem sofria de possessão demoníaca, e foi submetida a várias sessões de exorcismos durante um certo período de tempo. Chegando até o momento de sua morte.
No filme, é possível visualizar de forma bem clara e realista o sofrimento e o desespero dessa jovem que sofria com essa doença, e a maneira como a família e os amigos lidaram com a situação.
A pergunta crucial talvez seja, “O que fazer em situações onde a medicina e o sobrenatural se misturam?”.
O que acontece, na verdade, é que a visão distorcida de muitas pessoas, até nos dias atuais, acabam encarando uma doença séria como algo do nível sobrenatural, e colocam a vida de seus familiares, ou a própria vida em risco. O caso de Anneliese Michel é um desses casos. De acordo com a psicologia, uma alucinação visual ou auditiva, nada mais é do que uma manifestação exarcebada do inconsciente. Onde a pessoa escuta de fato alguém falando com ela, alguém que não existe no concreto, porém existe na realidade daquele individuo. Um tanto quanto confuso esse conceito, mas na psicose é isso que acontece, é realidade para a pessoa.

Fonte: A psicose e o laço social - Antonio Quinet 

6 comentários:

  1. to achando que depois desse "ruim,bom,mto bom" blabla o povo nao vai mais comentar.eita povo preguicento da mulestia!
    enfim...coloque alguem filme que eu ja tenha visto.oi

    ResponderExcluir
  2. Bom... Gostaria de dar minha opinião não sobre o filme em questão, mas sobre a escolha dos filmes. Acho que você poderia colocar filmes mais acessíveis, como por exemplo, Freud além da alma, o Enigma de Kaspar Hauser. Mesmo sendo filmes que já cairam na rotina dos estudantes, será válido, pois todos vão se interessar em ler seus textos, particurlamente sou um grande apreciador dos filmes que tratam sobre Psicologia (faço Psicologia), porém apesar de ver inúmeros filmes, nunca vi nenhum desses que você postou.
    Fica ai a dica.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Acho válido falar sobre qualquer filmes relacionado a psicologia! Falar de algum desconhecido poderia nos instigar a ler sobre ele, mas acho legal ter a opinião da pessoa que posta sobre o filme no blog.

    ResponderExcluir
  4. Não ligue Mariliane. Os filmes que você escolhe são todos ótimos. E quem não conhece Requiem deveria assitir, bem superior ao filme O Exorcismo de Emily Rose do qual compartilha um tema semelhante mas uma abordagem bastante distinta.

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog, as dicas dos filmes são maravilhosos, assisti quase todos, é muito bom o que você escreve sobre os filmes, conhecer o desconhecido... muito bom...

    ResponderExcluir
  6. É muito difícil achar esse filme para locar?

    ResponderExcluir