sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

bullying - 2009


SINOPSE
Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. E no princípio tudo parecia ir bem. Mas o destino vai reservar um choque, porque quando Jordi ultrapassar o limiar da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira do inferno em si.

DADOS TECNICOS
Diretor: Josetxo San Mateo
Áudio: Espanhol
Duração: 95 min.


Link do filme


----------------------------------------------------


De forma clara e explicita o filme trata de um assunto atual, importante e que muita gente ainda não tem conhecimento. O bullying, é um tipo de abuso que sempre aconteceu nas escolas,  que somente nos dias de hoje vem sendo divulgado.
O abuso começa de forma gratuita, com uma vitima eleita de forma especifica, por uma pessoa ou grupo de crianças/adolescentes. É sempre alguém que é considerado diferente por essas pessoas, seja pela etnia, opção sexual, ser baixo, alto, magro ou gordo. Não existe um perfil especifico para vitimas do bullying, porém existe um perfil do abusador, é sempre alguém que é considerado "popular" por um grupo de pessoas, e que exerce certa influencia para com os demais, é sempre um líder.
Jordi é novo na escola, mostra-se um garoto frágil pela morte do pai, e sem amigos. Nacho, líder do grupo, se aproveita da situação, e começa a incomodar Jordi.
O que acontece com personagem de Jordi, é o que acontece nas muitas escolas do mundo, a vitima sente-se tão ameaçada pelos colegas que sente medo de ir até a escola, ficam doentes para faltarem as aulas entre outras coisas. O mais importante, é que a vitima, geralmente sente-se tão ameaçada, que sofre calada, muitas vezes a escola ou os pais não acreditam no que ocorre. E o abusador, como no caso de Nacho, é dissimulado a tal ponto de fingir ser amigo próximo da vitima para não levantar suspeitas.
Encontrar alguém semelhante, que passe por algo parecido, como Jordi fez durante o filme, pode ajudar a suportar tais abusos.
Embora o filme não mostre de forma explicita o que aconteceu com a turma que abusa de Jordi, e embora a diretora tenha sido negligente, como acontece muitas vezes, é importante dizer que os abusadores, não somente devem ser penalizados, como educados a não terem mais esse tipo de conduta, devem ser ensinados que uma violência gratuita contra alguém inocente, pode trazer consequências trágicas, muitas vezes.

5 comentários:

  1. Quero ver este filme, acho que o assunto é muito sério, e como vc citou além de estar sendo divulgado só agora ( algo que sempre aocnteceu),ainda assim, existem pessoas que não levam a sério.

    ResponderExcluir
  2. Aproveito o último post para parabenizar todos os outros. :)
    É ótimo ver gente distribuindo coisas boas assim.. só com o intuito de compartilhar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Acho a abordagem interessante, bastante atual e a problemática do Bullying é um tema que rende discussões e reflexões.

    abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Assisti esse filme e achei bastante chocante, e já vi no meu tempo de escola coisas bastante semelhante, só não chegou a tal ponto, como no filme.

    Eu mesmo já estive dos dois lados dessa moeda: Quando estava ainda na 4ª serie, eu era pequeno e magricelo, calado e quando falava, dizia coisas que eles não entendiam, apesar de fazerem sentido pra mim, era novato na escola e não tinha amigos. Resultado, sofri incontáveis abusos de mais de um grupo de colegas. Uma vez ele roubaram meu boné novo que meu pai me deu no dia anterior, contei pra minha mãe e ela foi na escola, por medo quando fui questionado na frente do garoto que roubou meu boné, se ele havia roubado meu boné, eu disse que não, exatamente como o garoto do filme, jordi.
    Mas já na 7ª série, eu tinha bastante influencia na sala de aula, era inteligente, talvez o mais inteligente da sala, e passava cola para quase todo mundo, o que fazia com que eles me devessem respeito, afinal dependiam, de certa forma, de mim para passar. Não sei como que nessa época não me lembrei de quando eu era a vitima e sofria, mas sei que eu me tornei um perseguidor de um garoto franzino, abobalhado, desajeitado e com vários tics, manias, como de ficar mordendo o estojo, lápis, canetas etc ou ficar batendo a cabeça na mesa durante a aula. Eu não apenas abusava dele como levava os outros a fazerem, mas nunca fiz nada de absurdo, quero dizer, nunca agredi ele de nenhuma forma física, o que não me torna melhor. Eu queria poder pedir desculpa pra ele hoje, mas não tenho contato com ninguém que saiba dele. Não me orgulho disso. Acredito que o motivo de eu ter feito o que fiz com ele foi uma forma de vingança pelo que fizeram em mim, que foi pior do que o que fiz com ele e também para evitar que eu fosse a vitima novamente, era uma fuga.

    Desculpa, eu falo demais. XD

    ResponderExcluir