segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Zumbilândia - 2009

ZUMBILÂNDIA
DADOS TÉCNICOS
Titulo original: Zoombieland
Duração: 1h e 20m aprox.
Direção: Rubem Fleischer

SINOPSE
Dois homens encontram uma maneira de sobreviver a um mundo invadido por zumbis. Columbus (Jesse Eisenberg) é um grande covarde – mas quando se tem medo de ser devorado, ele pode mantê-lo vivo. Tallahassee (Woody Harrelson) é um degolador de zumbis. A dupla junta forças com Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin), que também têm encontrado maneiras de sobreviver ao caos causado pelos vivos-mortos. Eles terão de determinar o que é pior: confiar uns aos outros ou sucumbir aos zumbis.

Para baixar o filme Clique aqui

-----------

Seria prepotência dizer que um filme aparentemente vazio tem um conteúdo psicológico? Talvez sim, talvez não. A verdade é que onde existe um ser humano, existe uma psique, então existe um conteúdo psicológico lá.
Então, porque não dizer que há conceitos da psicologia envolvendo filme de comédia sobre zumbis?
A questão é que o filme não é apenas uma simples comédia, pode ser vista também como uma critica a sociedade moderna, onde o caos está instalado de tal forma que as pessoas  precisam criar suas próprias regras para sobreviverem, e o mais difícil, achar “aliados” nessa incansável luta da sobrevivência.
Ainda na mesma linha de raciocínio, o fato de não deixar ser “contaminado” pelos zumbis, é forma de mostrar que não quer ser alienado pela sociedade que se vive, tentando manter a sanidade de forma saudável.
Sabe-se que em uma sociedade há uma diferenciação entre as pessoas, seja por status social, crença, roupas, entre outros. O que ocorre é que as minorias sempre acabam sendo desfavorecidas e assim, perseguidas, o filme mostra claramente essa perseguição.
Outro ponto de vista interessante também é que mesmo em meio a todo caos os personagens conseguem encontrar autonomia, ou seja, consegue fazer suas próprias escolhas, tomar decisões frente às necessidades encontradas, sendo livre para fazer escolhas e agir. Embora ocorra conflitos e diferenças, a autonomia é preservada, o que ocorre são junções de valores para alcançar objetivos em comum (manter-se vivo).

Fonte: Fonte 1

14 comentários:

  1. Aeeeeeeeeeeee

    Adoro esse filme, ainda mais o Columbus, aquele tipico nerd americano, que com suas regras de se manter vivo, que são muito boas e as vezes parecem tolas, mas com essas regras que ele criou ele consegue se manter vivo durante o filme todo.


    muito bom mesmo heheh

    Continue assim

    \o/

    ResponderExcluir
  2. nunca vi saporra! me pareceu ser ruim,maaaas...
    eu gosto de filmes de zumbis mas sem esse lado da comedia..mas entao...concordo com vc que onde tem seres humanos existe psicologia.inclusive estava falando sobre isso outro dia.depois que eu assistir o filme volto aki para comentar.
    :)

    ResponderExcluir
  3. mermãããã...
    eu ia alugando esse fiiilme!
    deve ser massa, vou alugar! =D
    beeeeeeeeeeeeeeijo amiga ^^

    ResponderExcluir
  4. Poxa,Mari...
    Vc sabe que eu te acho Hiper nerd,apesar que todo mundo é meio nerd,pelo menos em relação a sua área,se é que me entende,sendo assim... em psico vc é bem nerd,hein?hahaha...mas eu Gostei muito do Blog e deste texto,bem criativo o blog e o texto muito bem pensado! dá-lhe nerd.

    ResponderExcluir
  5. Considerei um besteirol americano mas se assistir analisando as msgs que estão sendo passadas ao decorrer da historia, como "aproveite as pequenas coisas" (um trocadilho pra se perceber pequenos detalhes no filme que realmente são importantes) ou do tipo que se "quebrar algumas regras" e fazer certas escolhas você tem melhores resultados, acabei simpatizando com o mesmo.
    sim Mari mto coerente sua visão
    melhorando a cada postagem
    Continue assim! o/

    ResponderExcluir
  6. Todo filme que tenha humanos é um filme com um conteúdo psicológico?
    Quais os conceitos de psicologia principais contidos no filme? Minorias? Autonomia? Identidade? Diferença? Defina esses conceitos de acordo com a psicologia e relacione com o filme.

    ResponderExcluir
  7. caro anonimo,
    primeiro que nao foi dito que todo filme que tem humanos tem conteudo psicologico e sim que tudo que esta relacionado com seres humanos tem psicologia/"psique" envolvida! isso é obvio!
    "conceitos de psicolgia principais"? definir e relacionar com o filme....HAHAHAHAHAHA ...depois que eu assistir quem sabe.mas ja que vc é tao esperto(a) vc poderia fazer pra gente e colocar aki, nao?

    ResponderExcluir
  8. Além da informação óbvia de que tudo que está relacionado com seres humanos tem alguma "psicologia" envolvida qual o sentido profundo da frase? Se é só uma mera obviedade tosca por que precisa ser mencionada? Para justificar toda e qualquer análise a qualquer filme? Por mais idiota que ele seja?

    Se você não assistiu ao filme então por que está comentando e respondendo? Estou perguntando à autora do texto.

    Guarde seus risos histéricos em capslock para seu analista.

    ResponderExcluir
  9. pelo simples fato de estar afim de da corda pra uma pessoa frustrada com a carreira de professor (a) que faz aqules estudos dirigidos mas ninguem responde! HAHAHAHAHA
    grancinha vc! "risos histericos" ja analisando e tudo mais...nem preciso de analista tendo vc aki.
    volte sempre! vc me rende boas risadas.
    :***

    ResponderExcluir
  10. deixa eu direcionar pro Primeiro Anonimo
    bem.. posso afirmar q o obvio nem sempre eh entendido? e...soh pq eh obvio eh tosko? (qta pressunçao) qdo vc vai rir pra alguem(pode ser analista) vc fala "posso ligar meu capslock?"?(qta nerdisse)
    vamo firmar um acordo? vc vem comenta essas coisas e todos vamos rir juntos ok?
    obrigado pela visita
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, você é um pé no saco! Aprenda a fazer críticas construtivas, ok? Esse blog lhe dá uma pespectiva nova sobre o filme: uma pespectiva científica cujo o objeto de estudo é subjetivo.

    Mariloca está de parabéns! :*

    ResponderExcluir
  12. Isso ae Mari. Por exemplo, X-Men, uma hq de superpoderes e tal, criada nos anos 60 é basicamente uma "retratação" da situação psicológica-político-racial dos EUA nos anos 60. Professor Xavier é o Martin Luther King e o Magneto é o Malcolm X.
    Anonimo nº 1, se quer comentar e criticar, tenha a honra de sair do anonimato, ou pelo menos de fazer algo construtivo além de pedir definiçao de conceitos.

    ResponderExcluir
  13. Bom, não vou discutir a profundidade de um filme que, ao menos para mim, foi apenas uma diversão bacana. Não me levou a nenhuma reflexão mais profunda, mas volto a frisar que essa é apenas a minha opinião.
    Só quero comentar que achei a análise da Mari, apesar de válida, um tanto redundante apenas pelo filme em questão. Digo isso porque esses tópicos abordados podem ser vistos em TODOS os filmes de zumbis (pelo menos os bons), e aqui no blog o assunto foi tratado como se Zumbilândia fosse uma curiosidade por isso. Não é! Apesar de ser essencialmente uma comédia, vejo seus clichês e seus consequentes desdobramentos filosóficos e psicológicos apenas como uma emulação divertida e eficiente de um gênero que já está por aí se repetindo desde os anos 70.
    Enfim, posso estar sendo chato, mas acredito que teria mais fundamento analisar esses elementos num filme qualquer de George Romero do que numa produção como essa.

    ResponderExcluir
  14. Anonimo vc é um frutrado mesmo, teria sido mais digno e menos descortês ter se identificado, e ter dosificado tua critica...
    Senão, não assisti e ponto, HAHAHA(que nem eu)!
    Desculpa a Dona do blog,mas esse não vou assistir mesmo :P

    Adorei o blog cinema e psicologia tuuuuuuuuddddooo a ver ;)

    ResponderExcluir