sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Elefante - 2003


SINOPSE
Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

DADOS TÉCNICOS
Diretor: Gus van sant
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 81 min.



--------------------

Dessa vez, vou tentar fazer algo diferente, com um filme que, na época, causou muitas criticas e porque não dizer polêmica.
A verdade é que o filme não fala sobre o ocorrido na escola de Columbine. Isso, é apenas um plano de fundo, a base para mostrar outra coisa. Que são as relações.
O filme fala o tempo todo de relações, ninguém se relacionada sozinho, e a sensação que dá, é que ali é “cada um por si”. Sim, claro, todos devem ter suas respectivas independências, e não precisar de outras pessoas o tempo todo, sim, é importante que as pessoas saibam resolver seus problemas sozinhas e saibam refletir e encontrar soluções para tais.
Mas o ponto chave desse filme, é o sentimento de tédio que o adolescente passa. E quanto é importante para ele se identificar com o grupo.
O adolescente precisa disso, precisa se encontrar na sociedade, ele está formando a sua personalidade, que não é mais apenas baseada na relação com os pais, é baseada nos valores que ele encontra na sociedade que vive. A sociedade a qual participa, a escola.
O filme em si, é monótono, as tomadas parecem intermináveis, é cansativo e parado. Mas o que um adolescente por volta de 15/16 anos sente? Tédio... Aquele sentimento de que parece que algo nunca vai acabar.
As relações mostradas no filme, são aparentemente superficiais, lembrando que o que é mostrado é apenas um dia da vida desses jovens. E o que mostra, não é um massacre real, é um outro tipo de massacre, o psicológico, vê-se aqueles adolescentes recebendo criticas e sendo mal-tratados o tempo todo. Sendo chamados de “estranho” por não estarem dentro dos padrões considerados “normais”, por não estarem inseridos em certos grupos.
A visão é além da artística, ou a critica, mas é a respeito dos sentimentos envolvidos na trama. A crueldade com que os adolescente são tratados pelos pares por não serem iguais. A falta de tolerância e respeito às diferenças, e isso tem um nome: BullyIng.
E assim como “a menina que não usava short” ficou calada e agüentava as criticas sem esboçar qualquer sentimento de raiva, como um espelho, os outros garotos resolveram matar todo mundo.
O importante desse filme, não é o final dele, que qualquer um sabe. Mas é um filme que deve ser visto com outros olhos, e tentar colocar-se no lugar de cada um que estava ali.

3 comentários:

  1. Gostei muito do filme e achei bastante válida sua crítica. O que às vezes se esquece é que o Bullying tão comum na adolescencia costuma se estender para a vida, nos obrigando a ajustarmo-nos aos padrões impostos pela sociedade, por mais insólitos que possam ser.

    ResponderExcluir
  2. Cara, licença [rsrs]. Tô seguindo o blog e não podia deixar de fazer um comentário, porém mais ligado ao âmbito educacional que ao psicológico. Mas claro não desprendido do último.

    Faço pedagogia e estagio em uma escola. Percebo de perto o quanto o bullying se manifesta 'gigantemente' entre os alunos e o quanto a posição do professor se torna inerte à isso.

    É isso o que ainda falta no sistema educacional: Diálogos em sala, os quais nos ajudaria a lidar com a problemática. E por quê não rodas de conversas a partir de filmes como este? [afim de que se pudesse tbm entender o lado psicológico da coisa, claro].

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, concordo com a Bia! O bullying está presente não só nas escolas mas em todo o lugar. As pessoas estão cada vez mais intolerantes a tudo, mas é bom saber que estamos mais preocupados com o bem social e que os jornais estão falando mais sobre a educação e o bullying, o preconceito. Para as escolas recomendo o filme "Bang bang, você morreu". Infelizmente é dificil ser encontrado mas nunca vi nada mais didatico e mais próximo da personagem que vive esse drama do que esse filme.

    ResponderExcluir